Licenciamento | Tudo sobre o licenciamento 2022

Tudo sobre o Licenciamento SP 2022

23 de março de 2022

Categoria: carros com isenção, Isenções

Tudo sobre o Licenciamento SP 2022

 

O licenciamento anual aparece para assustar proprietários e condutores sempre no início do ano. Mas como todo mundo sabe, é uma taxa obrigatória que não se pode correr. 

 

O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) divulgou o calendário entre os meses de janeiro e fevereiro. Neste ano, o calendário do licenciamento do Estado, referente ao exercício de 2022, já está no ar. 

 

Entretanto, neste ano, o licenciamento tem algumas pequenas diferenças. A boa notícia é que o pagamento se inicia em julho e não em abril, como acontece tradicionalmente. 

 

Com a ampliação de três parcelas para até cinco parcelas do IPVA, houve uma adequação, pois os veículos apenas podem licenciar o automóvel com o IPVA quitado. 

 

Apesar disso, os proprietários podem antecipar o licenciamento anual, mas deverão quitar todos os débitos que recaiam sobre o veículo, incluindo o IPVA, a taxa de licenciamento e, se for o caso, multas de trânsito. 

 

Aumento na taxa do Licenciamento SP 

 

Com o calendário divulgado pelo Detran-SP, outra novidade fica em destaque: o aumento da taxa em São Paulo. 

 

Em 2021, o custo era de R $131,80 para carros novos e R $98,91 para carros usados. Atualmente, tanto para carros novos quanto para usados, a taxa subiu para R$144,86. Além disso, neste ano não há desconto para quem pagar o licenciamento antecipado, como é de costume. 

 

Portanto, o licenciamento de exemplares zero-quilômetro subiu 9,9%, enquanto o de usados teve elevação de 46,45% – mais do que o dobro do reajuste médio aplicado ao IPVA em São Paulo. 

 

Como licenciar?  

 

De um tempo para cá, a maneira como pagar mudou. Agora, o pagamento poderá ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas. 

 

Caso você tenha dificuldade, pode obter ajuda com os despachantes, como a Fox. 

 

O documento digital fica disponível para download e impressão no item ‘Licenciamento Digital’ nos portais do Poupatempo e Detran-SP, além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran-SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. 

 

Se o condutor prefere impresso, o documento, antes era emitido através do papel moeda “verdinho”, pode ser impresso em papel sulfite comum (A4-branca). Bem mais fácil, certo? 

 

Tabela do licenciamento 2022 SP 

 

O Detran-SP divulga todo ano o calendário de licenciamento para informar as datas de vencimento aos condutores, baseado no final de suas placas. As datas dependem do tipo, automotores ou afins e os caminhões seguem datas diferentes. 

 

A Fox sempre compartilha nas redes sociais para deixar o condutor por dentro dos prazos. 

 

Automóveis: 

 

FINAIS DE PLACAS PRAZO 
Final 1 Até 30 de abril 
Final 2 Até 31 de maio 
Final 3 Até 30 de junho 
Final 4 Até 30 de julho 
Final 5 e 6 Até 31 de agosto 
Final 7 Até 30 de setembro 
Final 8 Até 29 de outubro 
Final 9  Até 30 de novembro 
Final 0  Até 30 de dezembro 

 

Caminhões ou caminhões tratores 

 

FINAIS DE PLACAS PRAZO 
Final 1 e 2 Até 30 de setembro 
Final 3, 4 e 5 Até 29 de outubro 
Final 6, 7 e 8 Até 30 de novembro 
Final 9 e 0 Até 30 de dezembro 

 

O que ocorre se eu não licenciar?  

 

Não licenciar é perigoso! 

 

Se perder os prazos já são estabelecidas multas, perda de pontos na carteira, imagina a falta de licenciamento, considerada uma infração gravíssima. 

 

Não licenciar pode trazer uma série de problemas ao condutor, como remoção do veículo ao pátio, multa de R $293,47 e sete pontos na carteira, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


Gostou? Compartilhe!