Começo o ano atrela descanso com preocupação. Uma das dúvidas mais frequentes é referente ao IPVA.
Qual o novo valor? Quando posso pagar? Quantas parcelas posso dividir o imposto? São tantas perguntas que podem confundir o proprietário do veículo.
Fique tranquilo, a Fox vai te ajudar a entender o IPVA do estado de São Paulo.
IPVA mais caro
Prepare o bolso e as economias! Em 2022, o IPVA terá um aumento médio de até 30% mais caro.
Todo ano, a Secretaria da Fazenda Paulista divulga a tabela de datas e valores para o pagamento.
Neste ano, o imposto deve ser pago à vista com desconto em janeiro ou em cinco parcelas até maio de 2022.
A tabela que serve de parâmetro para o cálculo do IPVA 2022 é a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) de setembro de 2021.
Em média, o aumento venal dos veículos seminovos foi de 30,25%. Já para carros novos, segundo o Índices de Preços ao Consumidor (IPC) da FIPE, o aumento foi de 20,97%.
É uma porcentagem bem alta. Essa culpa ainda é carregada por conta de questões que envolvem a pandemia.
A demanda reprimida no mercado de fabricantes, fez o preço dos carros 0 KM aumentar e pressionar o valor dos veículos usados com o aumento da procura, já que veículos novos não eram opção para maior parte dos consumidores. |
Como é calculado o valor do IPVA?
Conforme mencionado anteriormente, o IPVA é de responsabilidade de cada estado. No entanto, mais comumente, para carros usados, a base tributária é o preço médio no mercado no final do ano fiscal anterior à cobrança.
Basta pegar o valor de mercado do veículo da tabela Fipe de setembro de 2021 e multiplicá-lo por 4%.
Essa é a proporção para a maioria dos carros de passeio. No caso de zero carros, apenas o valor venal precisa ser alterado pelo valor da nota fiscal.
A fórmula para calcular o IPVA é super simples. Normalmente, o cálculo é o Valor do carro em setembro de 2021 x 4% = IPVA 2022
Os dados de alíquota de São Paulo são:
– Caminhões: 1,5%; |
– Motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos: 2,0% – Demais veículos, inclusive automóveis de passeio flex: 4,0% Veículos movidos somente a gás e energia elétrica paga menos imposto, sendo 3% de alíquota. Carros com 20 anos ou mais são isentos de IPVA em São Paulo.
Como realizar o pagamento do IPVA
O pagamento do IPVA deve ser feito de acordo com o calendário de vencimento previsto e divulgado pela Secretaria da Fazenda todo final de ano.
O pagamento é feito de acordo com o número final da placa do veículo, exceto para carros novos, neste caso deverá ser paga a primeira parcela ou o valor total no prazo de 30 dias após a emissão da fatura de venda.
Geralmente, o custo desse imposto é bastante alto e as possibilidades de parcela, traz mais comodidade para o proprietário do veículo conseguir debitar o imposto.
Pagamento de IPVA com desconto
IPVA parcelado
Antes da data especificada na tabela de preços do IPVA, você pode pagar o valor total de uma só vez com um desconto médio de 3%. Em caso de atraso, serão cobrados juros e multa.
O parcelamento depende da regulamentação de cada estado, alguns até 3 cotas ou mais. Em São Paulo são até 5 cotas sem descontos.
Porém, se quiser mais tempo e comodidade de pagamento, é recomendável entrar em contato diretamente com um despachante de trânsito, como a Fox Assessoria de Trânsito, que é sua melhor opção para debitar dívidas e obter licenciamento de veículo.